6 de mai. de 2011

O Chimarrão e sua Historia

A escola do chimarrão , vai nos enviar o video audio-descrito do modo de preparo correto do chimarrão....
Estamos aguardando!



A origem dos termos “mate” e “chimarrão”, como não poderia ser diferente, vem dos índios, mais especificamente da tribo chamada quíchua, que habitou regiões mais ao Sul da América tendo, talvez, também visitado regiões de fronteira do Brasil. Alguns países, como Bolívia e Equador ainda mantém o dialeto ativo. A palavra mate, mais utilizada pelos países de língua espanhola se originou de mati, que significa porongo. Para quem não sabe, o porongo nada mais é do que a cuia, e é uma planta cultivada em várias regiões do país.




Foto acima da arvore com o Porongo , ( que depois de seco e beneficiado dá origem a cuia) tem formato de uma pera com a cor verde forte com riscos brancos verticalmente .


Árvore da qual se extrai a matéria-prima da Cuia


Uma lenda antiga desta tribo conta que um ancião e sua filha, acabaram ficando em uma tapera, durante uma viagem de sua tribo, pois o velho índio não tinha mais condições de seguir viajando. A filha, apesar de triste, ficou ao lado de seu velho pai. Após dias, um pajé aparece e oferece a folha de erva-mate, e ensina-o a preparar a nova bebida. O pajé explica-lhes que ‘Sorvendo essa infusão, terão nessa nova bebida uma nova companhia saudável mesmo nas horas tristonhas da mais cruel solidão’, além de que se sentirão renovados para continuar a viagem.




Foto acima da boca de uma cuida , com o chimarrão pronto e sevado , com bomba e água quente .


O velho e bom chimarrão


E a verdade é essa, por mais estranho que pareça: o mate é uma companhia, um preenchimento e o poeta gaúcho Fabrício Carpinejar define o chimarrão com sua precisão cirúrgica: “Ritual para dentro, da solidão; ritual para fora, da solidariedade”. E é neste ritual pra fora que esta bebida tem um viés agregador. Nada mais aconchegante do que uma roda de chimarrão e, nela, todos os assuntos são bem-vindos.


A erva-mate, por si só, tem curiosidades suficientes para um post particular. Resumindo, é uma árvore que habita, preferencialmente, a região subtropical da América do Sul e do Brasil. Ela possui várias qualidades terapêuticas, mas não vou entrar neste mérito da questão. Seu nome científico é Ilex Paraguariensis, e deu origem a uma música da banda Engenheiros do Hawaii que reflete, ao meu ver, de forma precisa a sensação e os sentimentos envolvidos e provocados pelo mate.




Foto acima da Arvore que dá origem a erva mate denominada Ilex Paraguariensis a arvore não tem o tronco muito longo , com a copa bem fechada com a cor verde acinzentado .