23 de ago. de 2011

Semana de valorização da pessoa com deficiência, Participe!

Semana da pessoa com deficiência"


O grupo de danças  , apresentará " Dança Tradicionaista" Chamamé e vaneira ,com a participação de 3 casais entre DVs e não Dvs, o evento irá acontecer dia 27 de Agosto , a partir das 14:00 Horas no Multi Palco da Usina do Gasômetro de Porto Alegre. Participe desta que é mais um incentivo á valorização da pessoa com deficiêcia!


Contamos com a participação de todos !


A prefeitura lançou neste domingo, 21, no Parque Farroupilha, a 14ª Semana Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. No evento, organizado pela Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis), foi apresentada a campanha Respeitar é Legal, que se refere às vagas de estacionamento destinadas a pessoas com deficiência (PCDs).


Na decisão de criar a campanha, segundo o secretário de Acessibilidade e Inclusão Social, Paulo Brum, pesou muito o fato de que “existem sérias dificuldades vivenciadas por todos diante da redução dos espaços públicos e privados reservados às pessoas com deficiência. É preciso que elas tenham respeitada a sua vaga de reserva legal”.


A campanha tem objetivos bem claros. alertar o condutor do veículo que utiliza indevidamente a vaga de estacionamento reservada à pessoa com deficiência sobre o descumprimento da legislação; destacar a necessidade do uso da crendencial pelo motorista com deficiência, para estacionamento em via pública, área azul e vagas em estabelecimentos públicos e privados demarcados com o Símbolo Universal de Acessibilidade.


Os motoristas flagrados utilizando vaga destinada aos PCDs receberão multa moral – um panfleto colocado no parabrisa do carro, informando-o sobre a ação incorreta e expondo sua atitude. Através do envolvimento da Seacis e EPTC, os representantes dos estabelecimentos comerciais, empresários e a sociedade serão orientados sobre a necessidade desta campanha educativa para sensibilizar a população. Para isso, foi firmada uma parceria na qual os empresários se comprometem a fiscalizar o uso das vagas de estacionamento.



O prefeito destacou o esforço da gestão para disponibilizar espaços públicos e privados destinados às pessoas com necessidades especiais. "Temos que respeitar as diferenças e combater as desigualdades. Precisamos adequar a cidade para todos". O prefeito também lembrou que, daqui a duas semanas, será lançado o projeto Calçada Segura. E amanhã, às 10h30, no Salão Nobre do Paço Municipal, será sancionada primeira lei do país que trata do Plano Municipal de Acessibilidade. "O plano tem como filosofia transformar a cidade para todos, permitindo que as políticas públicas atinjam quem mais necessita".